Reveja Web Mundi - Águas de Março - Capítulo 11 (ÚLTIMA SEMANA)


(Cena 01 – Rua/Exterior/Dia)
Pedro respira fundo e diz: O Antônio foi sequestrado, Cecília.
Cecília: O quê? Quem fez isso?
Pedro: Simplesmente ligaram pra mim.
(Cecília tira o celular da mão de Pedro)
Pedro: O que você tá fazendo?
Cecília: Vendo quem ligou...
(Pedro repentinamente se toca do perigo)
Cecília: Karina? Quem é Karina, Pedro?
Pedro: Eu tenho uma coisa pra te falar, Cecília.

(Cena 02 – Carro/Interior/Dia)
Antônio: EU QUERO MINHA MÃE! ME DEIXEM SAIR!
Karina: Cala a boa, moleque, cala a boca ou a coisa vai piorar pro teu lado!
Antônio: VOCÊS VÃO SER PRESOS, VÃO VER! Estão achando realmente que a polícia não vai sequestrar vocês?
(Rodolfo aponta a arma para Antônio)
Rodolfo: AGORA CHEGA, MOLEQUE! MAIS UM PIO, E EU ACABO COM A TUA RAÇA!

(Cena 03 – Hospital/Interior/Dia)
(O médico se aproxima de Marcos)
Marcos: E então, doutor, deu tudo certo?
O médico sorri e diz: Deu tudo sim. A Janaína e o Amir já estão bem.
(Se abraçam)
Marcos: Muito obrigado, muito obrigado!

(Cena 04 – Casa de Augusto/Interior/Dia)
(Cecília e Pedro entram e se deparam com Augusto)
Cecília: Anda Pedro, você ainda não me falou o que tem de tão importante pra falar! O Antônio pode estar sendo torturado a essa hora!
Augusto: Cecília, minha querida, sente-se.
Cecília: Pai, o sr. não sabe o que aconteceu!
Augusto: Já sei sim, o Pedro já me deixou à par de tudo. Sente-se.
Cecília: Mas...
Augusto: Apenas sente-se.
(Cecília obedece)
Augusto: O Pedro e eu planejamos dar um susto em você e colocar a culpa no Marcos, é esse o nome do seu amante, não é?
(Cecília arregala a boca)
Augusto: Pois é, nós combinamos tudo com os sequestradores do Antônio, mas eles nos deram um golpe.
Cecília: Seus desgraçados! Eu vou contar tudo para a polícia!
Augusto: Segure-a, Pedro.
(Pedro agarra Cecília pelo pescoço e pelos braços)
Augusto: A partir de hoje, Cecília, você vai ficar de castigo no seu quarto, até conseguirmos trazer o Antônio de volta.
(Cecília é levada para o quarto e a largam no chão amordaçada)
Augusto: Boa estadia.

(Cena 05 – Hospital/Quarto de Amir/Interior/Dia)
(Janaína acorda e vê Marcos a seu lado)
Janaína: Deu tudo certo.
Marcos sorri: Sim, o Amir já tá bem, e você também. Tô tão feliz, sabia? Que no final deu tudo certo...
(Silêncio)
Janaína: Marcos, você vai ou não fazer o exame de DNA.
Marcos: Eu não sei se eu quero isso, Janaína. E se o Amir for filho do Rodolfo? Como é que nós DOIS vamos enfrentar isso?
Janaína: Eu não sei, Marcos, eu não sei. Eu preciso saber o que esse menino representa na minha vida e eu preciso de RESPOSTAS.
Marcos: Eu acho que não deveríamos fazer isso.
Janaína: Devemos SIM! A gente precisa saber A VERDADE.
Marcos: Quem se importa, Janaína? Podemos simplesmente ser felizes sem isso.
Janaína: Talvez você possa, mas eu...eu não vou viver com uma incerteza. Mais do que qualquer pessoa, Marcos, você sabe como minha volta foi chocante. Eu não quero que isso volte a nos atormentar futuramente.
Marcos: Bom, eu já te dei as notícias, acho que posso ir agora.
(Marcos vai embora do quarto)

(Cena 06 – Restaurante/Interior/Dia)
Cida (no telefone): Alô? É da polícia?...Você pode passar aqui em breve?...Quero falar sobre o caso do Ricardo Fragoso...Sim, é importante. Eu iria aí, mas não tenho ninguém para me substituir, e, além disso, eu tenho certeza que isso vai interessar MUITO vocês...Ok, estou no aguardo.
(Cida desliga o telefone)
(Corta para: Imagens do Rio de Janeiro ao anoitecer)
(Corta para: Restaurante/Interior/Noite)
(Gustavo entra e vê Cida com vários policiais ao seu redor)
Gustavo: Mãe, você tava demorando, e eu resolvi vir aqui....o que eles tão fazendo aqui?
Cida (chorando): Filho, a Mamãe precisa te contar uma coisa. Você vai morar com o Papai e às vezes com o Ricardo agora, e eu, filho...eu vou ter que passar um tempo na cadeia.
Gustavo: Não, Mãe! Você não fez nada, você não pode ser presa!
Cida: Filho, o Ricardo foi preso por causa da comida que eu fiz, é óbvio que de alguma maneira a culpa foi minha,
Gustavo abraça Cida e fala: Não, Mãe, não foi!
Cida: Eu entendo que você não acha isso justo, filho, mas a razão mostra que a culpa foi minha.
Gustavo: Não, não foi!
Cida: Adeus, Gustavo!
Gustavo: Não Mãe, você não entendeu! Eu tenho CERTEZA que não foi você! Fui eu, fui eu quem sabotou a comida. Meu pai me mandou fazer isso.
Cida: O quê? Como ele foi capaz?
Gustavo: Ele me garantiu que não aconteceria nada de mal, que a gente simplesmente voltaria a ser feliz como antes, eu, você e ele!
Cida (se dirigindo aos policiais): Acho que vocês já entenderam o que aconteceu aqui.
(Os policiais acenam positivamente)

(Cena 07 – Imagens do amanhecer no Rio de Janeiro)
(Corta para: Casa de Augusto/Interior/Dia)
Augusto: Cecília, trouxe sua refeição.
Cecília: Eu quero é saber do meu filho!
Augusto: Bem, já que só esse tipo de notícia vai lhe fazer bem, lamento informar que você vai ficar sem almoço hoje! Ou melhor, sem nenhuma refeição!
Cecília: Você vai ter coragem de fazer isso comigo?
Augusto: Acho que você não aprendeu muito bem a conjugar verbos na escola. Eu só não vou fazer, como já estou fazendo. Morra de fome, sua ingrata!
(Cecília chora trancada no quarto e atira um vaso na parede)
“Que ódio!”

(Cena 08 – Casa de Marcos/Interior/Dia)
Marcos: Cuidado, Janaína, vai devagar!
Janaína ri e fala: Eu tô bem, Marcos, calma!
(Se sentam no sofá)
Marcos: Pronto.
Janaína: Eu tenho uma pergunta pra te fazer, Marcos.
Marcos: Ok.
Janaína: Onde foi que você conheceu aquela mulher que...namora com você?
Marcos: Numa balada, por quê?
Janaína: Nada. Curiosidade.
Marcos: Ok, vou preparar um café pra gente.
(Marcos volta para perto de Janaína, parecendo indeciso)
Marcos: Eu preciso desabafar uma coisa com você.
Janaína: Vai em frente.
Marcos: A Cecília, minha namorada, é esposa do prefeito e filha do ex prefeito. O Augusto, que é o pai dela, tem uma empresa de engenharia, a Ômega, que é a responsável pelo encanamento da cidade e tudo mais dessa área. Há 12 anos atrás, o Augusto fez uma sabotagem muito sacana aqui em San Martín, e desde lá, temos águas pouquíssimas vezes, e eles continuam recebendo vários impostos, mesmo que com esse trabalho sujo. A Cecília acabou, sem querer, me contando isso, e a gente conseguiu resolver, ela consertou a merda toda, entende? Foi super rápido. Mas agora tudo voltou e ela não me dá mais notícias.
Janaína: Meu Deus, Marcos! Eu tô chocada! A gente tem que denunciar esse homem!
Marcos: Aí é que tá, eu prometi que não faria isso. Ela mesma não fez isso pro bem do filho dela, pra que não tivesse a família destruída. Ela consertou tudo, mas agora essa crise começou novamente e ela não entoru mais em contato comigo. Eu preciso saber o que aconteceu!
Janaína: E se ela te enganou?
Marcos: Eu acho que não, aliás, tenho certeza que não! Na verdade, eu tô com medo que a família tenha feito alguma coisa com ela.
Janaína: Você acha que eles seriam capaz DISSO?
Marcos: Acho. Acho sim, e vou tirar isso a limpo.

(Cena 09 – Casa de Cida/Interior/Dia)
(Batidos na porta)
Gabriel: Já vai!
(Gabriel abre a porta e se depara com a polícia)
Policial: Polícia! É aqui onde mora o Sr. Igor Gabriel Teixeira da Silva?
Gabriel: Sim, sou eu.
Policial: O sr. está preso.
(O policial avança com uma algema para Gabriel, mas ele recua)
Gabriel: Por quê? Eu não fiz nada!
Policial: Seu filho já contou tudo que o sr. fez.
Gabriel: O quê? Eu não fiz nada contra a lei! E a palavra do meu filho basta para lhe convencer de algo? Aquele moleque nem gosta de mim!
Policial: Ele nos contou que o sr. foi o mandante da sabotagem no restaurante Puro Sabor, e nos mostrou o frasco que o sr. entregou-lhe.
Gabriel: Tá, e se eu negar tudo isso?
Policial: As imagens das camêras de segurança da escola onde seu filho estuda mostram o sr. entregando o frasco em questão para o seu filho. Com licença, iremos prendê-lo.
Gabriel: NÃO, EU NÃO ACEITO ISSO! EU SOU UM DEFICIENTE!
(O policial prende Gabriel, ainda que este relute. Ele para de gritar repentinamente ao ver Cida e Gustavo ao lado da porta)
Gabriel: Como você pode fazer isso? Filho imprestável! Pensei que estivesse do meu lado!
(Gustavo começa a soluçar)
Cida: Chega! Você trate de calar a boca, Gabriel, ou eu não respondo por mim. Você acha mesmo que eu voltaria pra você depois do Ricardo ser preso? Acorda, meu amor! Se tem uma coisa que eu não preciso na minha vida, é de veneno!
(Ao passar por Cida, Gabriel cospe em sua cara)
Cida ri e diz: Cospe. Cospe bastante na minha cara. Só espero que lá na cadeia tenha água pra você dividir com seus colegas de cela. Beijos, amore! Muita felicidade!
(Gabriel é levado no carro da polícia)
Cida se ajoelha em frente a Gustavo e diz: Ei, meu amor. Por que você está chorando? Para de bobagem! Você fez uma pessoa inocente sair da cadeia hoje, por que tá triste? Não liga pro que o idiota do seu pai diz, não.
Gustavo: Eu queria que nós três fôssemos felizes!
Cida: Oh, meu amor! Nós nunca fomos felizes de verdade com o seu pai, ele nunca amou nem a mim nem a você realmente!
(Cida abraça Gustavo)
“Vai ficar tudo bem”
(Corta para: Presídio/Exterior/Dia)
(Ricardo sai com as malas e corre para abraçar Cida)
Ricardo: Meu amor! Finalmente a gente vai conseguir ser feliz!
(Se beijam e Gustavo cobre a cara, com nojo)
Gustavo: Já terminaram?
Ricardo (rindo): Já sim, pode abrir os olhos.
Gustavo: Me desculpa.
Ricardo: Não tem o que te desculpar não, moleque. Se não fosse pela sua coragem de acusar seu pai, eu ainda estaria lá dentro.
(Gustavo e Ricardo se abraçam)
Cida: Vocês dois me deixam emocionada!
(Todos riem e se abraçam)

(Cena 10 – Rua/Exterior/Dia)
(Daniel está andando, e Alex se aproxima dele)
“Daniel! Daniel!”
Daniel: Oi, Alex.
Alex: Eu preciso falar com você. Olha...apesar de tudo que aconteceu naquele dia, da Malu...
Daniel: Pula essa parte.
Alex: Eu acho que a gente merece uma segunda chance. Você quer casa comigo, Daniel?
(Corta  para: Praia/Exterior/Dia)
(Daniel e Alex estão sentados um ao lado do outro)
Alex: Você ainda não me respondeu.
Daniel: Muito boa essa água de coco, né?
Alex: Então tá, tchau, eu já entendi.
(Alex se levanta)
Daniel: Alex, espera.
(Daniel se levanta também)
Daniel: Eu acho que agora não é momento ideal, entende? Tudo isso que aconteceu com a Malu...
Alex: Então quando vai ser o momento ideal, Daniel? Quando?
(Alex apanha as sandálias e vai embora)

(Cena 11 – Hospital/Interior/Dia)
(Marcos e Janaína entram no quarto de Amir)
Marcos: Olá, campeão! Eu tenho uma pessoa pra te apresentar. Essa é a Janaína, a mulher que salvou tua vida.
Amir: Posso te dar um abraço?
(Janaína sai do quarto correndo)
Marcos: Só um minuto, Amir.
(Marcos vai atrás de Janaína)
Marcos: Janaína, para com isso! Você precisa encarar o fato dele ser seu filho, independente de quem seja o pai!
Janaína: NÃO DÁ! QUANDO EU OLHO PRA ELE, MARCOS, EU ME LEMBRO DE TUDO, MARCOS, DE TUDO DAQUELE DIA! DA DOR, DOS GRITOS, DO MEDO, E DE TUDO QUE A KARINA ME FEZ NESSE ÚLTIMOS 12 ANOS. ME DOPANDO TODO SANTO DIA, ME FAZENDO PARECER UMA LOUCA, E AINDA POR CIMA ME TORTURANDO COM DETALHES ERÓTICOS DAS NOITES DE VOCÊS! ISSO É SUFICIENTE PRA VOCÊ ENTENDER OU PRECISA DE MAIS?
(Marcos volta para o quarto de Amir)
Marcos: Ela está com muita dor, Amir. Parece que tá meio doente, sabe? Mas disse que depois vem te ver.

(Cena 12 – Galpão/Interior/Dia)
(Antônio está sentado em um canto da parede, de frente para Karina e Rodolfo, que estão armados)
Rodolfo: Será que não é melhor a gente pedir o resgate logo?
Karina: Não, vamo esperar mais um pouquinho. Quanto mais demorado, mais dinheiro a gente vai conseguir negociar.
(De repente, uma bomba de gás explode no galpão, e a porta perto de Antônio é aberta. Antônio foge. Karina e Rodolfo vão até o estacionamento e veem Antônio entrando em um carro)
Karina: Droga! Não consegui ver a placa completamente!
(Correm pro carro, mas veem todos os pneus furados)
Rodolfo: Quem foi que fez tudo isso?
Karina: Eu não sei, mas quem fez isso, fez de propósito pro Antônio escapar, e eu vou descobrir quem foi o atrevido.


(Congelamento em Karina)

Postar um comentário

0 Comentários